O que é a Psicoterapia?

A psicoterapia fornece um tratamento eficaz para pessoas com distúrbios psicológicos e psicossomáticos.  As pessoas que experimentam sentimentos de vazio ou de falta de significado nas suas vidas ou as que procuram um maior sentido de realização, podem ser ajudadas pela psicoterapia.

As pessoas podem procurar ajuda por razões específicas, tais como traumas da primeira infância, perturbações alimentares, comportamento obsessivo ou ansiedades fóbicas. Outras vezes, procura-se ajuda devido a sentimentos mais gerais subjacentes de depressão ou ansiedades, dificuldades de concentração, insatisfação no trabalho ou incapacidade de formar relações satisfatórias. No entanto, o valor da psicoterapia não se limita às pessoas com problemas de saúde mental.

A relação entre psicoterapeuta e cliente é um elemento crucial no processo da psicoterapia. O psicoterapeuta oferece um ambiente competente e privado no qual experiências difíceis podem ser exploradas e trabalhadas.

A psicoterapia pode beneficiar adultos, adolescentes, crianças, casais e famílias.

O que é a Psicoterapia?

A psicoterapia é uma disciplina científica independente, praticada a um nível avançado, qualificado e científico. Cobre estudos e métodos baseados num corpo bem estabelecido de teorias científicas, metodologias e investigação.

O termo Psicoterapia abrange uma série de abordagens e métodos. Todos eles envolvem um tratamento psicológico (distinto do médico ou farmacológico) para uma série de dificuldades e distúrbios psicológicos, emocionais e de relacionamento.

Cada abordagem é baseada num tronco bem estabelecido de teoria, metodologia e investigação, e assenta numa filosofia da pessoa e da condição humana.

A psicoterapia pode ser de curto-prazo ou de longo-prazo. Algumas abordagens centram-se no tratamento e resolução de sintomas e na abordagem do comportamento manifesto e da cognição. Outras abordagens visam a mudança de personalidade e desenvolvimento emocional, tendo em consideração aspetos do mundo interior dos quais a pessoa pode não estar consciente e ajudando-a a compreender e a mudar problemas emocionais e de relacionamento profundos e muitas vezes inconscientes. Diferentes abordagens podem ser indicadas ou apropriadas de acordo com o problema que apresenta ou com a preferência do cliente.

A psicoterapia proporciona um tratamento efetivo para pessoas com distúrbios psicológicos graves. As pessoas podem procurar ajuda por razões específicas tais como traumas da primeira infância, distúrbios alimentares, condições psicossomáticas, ideação suicida, transtorno de stress pós-traumático, comportamento obsessivo, ou ansiedades fóbicas. Outras vezes procura-se ajuda devido a sentimentos mais gerais subjacentes de depressão ou ansiedade, dificuldades de concentração, insatisfação no trabalho ou incapacidade de formar relações satisfatórias. No entanto, o valor da psicoterapia não se limita às pessoas com problemas de saúde mental. Muitas pessoas que experimentam sentimentos de vazio ou sem sentido nas suas vidas ou que procuram uma maior sensação de realização, podem ser ajudadas pela psicoterapia. A psicoterapia pode beneficiar adultos, adolescentes, crianças e famílias.

A relação com o psicoterapeuta é um elemento crucial na terapia. O psicoterapeuta oferece um ambiente confidencial e privado no qual experiências difíceis podem ser exploradas e trabalhadas. A investigação teórica e empírica atual confirma a importância da relação terapêutica como um fator crítico que influencia o sucesso da psicoterapia.

O psicoterapeuta é um profissional formado, credenciado para este apoio que lhe é solicitado.

A psicoterapia também tem beneficiado de novos desenvolvimentos na neurociência afetiva e da cognitiva. Os psicoterapeutas têm estado ativamente envolvidos com colegas das neurociências nestes novos campos emergentes. A psicoterapia é essencialmente uma terapia ativa, contudo os psicoterapeutas podem utilizar uma série de métodos, incluindo arte, música, teatro e movimento.

Sessões de Psicoterapia

As sessões de psicoterapia podem ter os seguintes formatos:

  • um-para-um
  • incluir um parceiro de um membro da família
  • num grupo

Alguns terapeutas são especializados na prestação de psicoterapia a adolescentes e crianças.

Lembre-se sempre: Quando a alma precisa de ajuda, a psicoterapia é a solução.

Anabela dos Reis Moreira
Sobre a Autoria do Artigo: Anabela dos Reis Moreira

Viajou por muitos países, conheceu muitas pessoas e muitos lugares. Aprendeu com todas as pessoas que observou e com quem conversou. Trabalhou em Portugal, na Bélgica, nos EUA e em Angola. Hoje desenvolve o seu trabalho na área da gestão de pessoas (recursos humanos), formação, coaching e mentoring. E escrita, adora escrever. Assumiu diferentes funções e colaborou com empresas em diferentes estados de maturação, quer em ambiente nacional, quer internacional. Desempenhou funções relacionadas com: gestão do talento e tarefas inerentes; gestão de recursos humanos em sentido lato e formação e desenvolvimento. A nível académico, estudou direito na Universidade de Coimbra, mas foi em Psicologia e no Porto que encontrou a sua verdadeira vocação. É certificada em Coaching, PNL e estuda todos os dias mais um pouco, vê mais um pouco, ouve mais um pouco para poder ser mais cultivada. Hoje gere a UpTogether Consulting e trabalha com pessoas, para pessoas. Faz programas de shaping leaders e reshaping leaders e gosta muito do que faz. Costuma dizer às crianças que forma enquanto voluntária em educação para os direitos humanos: “quando mais soubermos, quanto mais conhecemos e sentimos, menos somos enganados”. Enfrenta cada dia com uma enorme alegria que é simples de ver e sentir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *